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O que é ser sustentável?

  • Termo usado à exaustão, a conexão imediata que fazemos é à preservação ambiental, mas é importante unir responsabilidade social e econômica ao contexto. Sustentável é o que se sustenta, o que permanece.
    Moda e sustentabilidade são assuntos que vêm se encontrando há alguns anos, com evidências de um mercado poluente, desigual e explorador. @bof publicou um report que aponta as lacunas da sustentabilidade na moda: transparência, poluição, uso de água e produtos químicos, uso de materiais não renováveis, direitos dos trabalhadores e desperdício.
    Longe de ser referência de indústria sustentável, a moda vem se posicionando de forma cada vez mais aderente a essa ideia. Apenas retórica? Talvez, mas já há exemplos de integração e abrangência sustentáveis na moda. @stellamcartney trabalha há 20 anos desenvolvendo uma moda correta, sem produtos de origem animal, com investimento em novas tecnologias para produção de matérias primas limpas. @gabrielahearst fabrica peças a partir do reaproveitamento de tecidos, trabalha com cooperativa no Uruguai que fortalece o trabalho de mulheres da zona rural, que produzem os tricôs da marca, e estreando na @chloe, usou materiais certificados, parceria com a Sheltersuit (ONG que acolhe pessoas sem casa) na produção de algumas peças, economia circular. @gucciequilibrium, comunidade criada para contribuir com questões ambientais e sociais, tem compromisso de gerar mudanças positivas no planeta. @prada apresentou o Re-nylon, tecido desenvolvido a partir de plástico coletado no oceano e em aterros, que vai substituir o nylon usado pela marca. No BR, marcas nascem sustentáveis: @conjuntocanvas usa algodão orgânico investe na qualidade das peças, para serem duráveis, não utiliza plástico nas embalagens; @frombelo faz bolsas a partir da reciclagem de cintos de segurança, garrafas plásticas, valoriza o trabalho dos artesãos, participa de projeto social com doação de alimentos a pessoas vulneráveis.
    A indústria da moda cresceu de forma predatória. Mudanças nesse mercado não serão adotadas sem prévio planejamento, preparo e tempo. A mudança de mentalidade é necessária e já está acontecendo. Que cresça cada dia mais!